sábado, 27 de julho de 2013

As 10 fobias mais estranhas

N do E.: Na realidade a coisa é séria mas as explicações e até mesmo o nome de algumas fobias, ou ainda o fato de haver uma lista disso soa como bobagem... enfiam ai vão as primeiras 3!

Coulrofobia
O que é? Medo de palhaço. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter medo daquele ser de nariz desproporcional e risadinhas sinistras não é coisa somente de criança, mas de adolescentes e adultos também! Pode ser adquirido através de experiências traumáticas ou ter assistido um filme de palhaço assassino, por exemplo.
Médico aconselhável: psicoterapeuta
Formas de tratamento mais comuns: Por ser uma fobia específica, o seu tratamento consiste em exposições graduais ao objeto de pânico, além de relaxamento e ensinamentos sobre como lidar com a ansiedade.
O que é? Medo de ser tocado. Aposto que muita gente conhece essa fobia através do Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory, já que ele tem medo de contrair germes através do toque.

Caligenefobia:
O que é? Medo excessivo de mulher bonita. É o pavor que alguns homens têm ao interagir com alguma mulher bonita. Estudos mostram que muitos homens que sofrem dessa fobia, tiveram uma má experiência traumática com mulheres assim.
Podem apresentar falta de ar, arritmia e até vômitos! Em casos extremos, essas pessoas podem até abandonar empregos ou escolas se houver alguma mulher bonita no local.
Médico aconselhável: psicoterapeuta
Formas de tratamento mais comuns: A forma de se superar esse medo é a exposição progressiva à causa ou objeto da fobia, através de fotos e vídeos de mulheres bonitas, e, se necessário, o uso de medicamentos para tratar a ansiedade.

Afefobia
O que é? Medo de ser tocado. Aposto que muita gente conhece essa fobia através do Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory, já que ele tem medo de contrair germes através do toque. É comum essa fobia ser desenvolvida em pessoas que já sofreram abuso sexual ou foram vítimas de atentado ao pudor. Pessoas com Afefobia tem grande aversão à carinho ou relações sexuais.
Médico aconselhável: psicoterapeuta
Formas de tratamento mais comuns: O terapeuta dessensibiliza o paciente através de uma série de exposições graduais e autocontroladas ao estímulo fóbico. São ensinadas algumas técnicas para relaxar e para lidar com a ansiedade e reforçar a percepção de que a situação é, na verdade, sem riscos.